Com o objetivo de combater a discriminação e o racismo entre os jovens, Presidente Prudente organiza o 1° Ciclo de Debate da Juventude, que traz a discussão como tema principal do primeiro encontro. O evento aberto a toda população será realizado nesta sexta-feira (24/02) a partir das 18h30 com o cadastramento dos participantes e segue até às 21h30 no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo. O debate é organizado pela Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Assessoria Municipal da Juventude em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial (Comir).
Conforme o assessor da Juventude, Juliano Borges, os debates devem ocorrer trimestralmente sempre com novas discussões de temas relacionados aos diversos seguimentos da juventude. “Durante o ano em cada encontro teremos assuntos que serão abordados com a intenção de fomentar os diversos segmentos como a juventude do campo, deficiência, movimentos estudantis, além da juventude negra, que abre o primeiro debate”, ressalta. Ele explica que os debates devem tem como objetivo fortalecer os seguimentos da sociedade, além de contribuir na construção de políticas públicas relacionadas ao Conselho Municipal da Juventude, dentre outros como o Comir.
O debate contará com a participação de pessoas renome que estão envolvidas com o tema, dentre ela a presidente do Comir, Ivonete Aparecida Alves, do coordenador nacional da Associação dos Agentes de Pastoral Negros (APN’s) do Brasil, Nuno Coelho. Na ocasião também estará presente a representante das jovens feministas negras, Lia Lopes, bem como o representante também das APN’s, Edgar Moura Amaral. De acordo com a presidente do Comir Ivonete Aparecida Alves, que também é representante do grupo cultural Nzinga afro Brasil, o encontro tem como objetivo principal discutir a situação atual da ‘Juventude Negra’ e suas demandas no município.
“Queremos fomentar a discussão da juventude negra para conhecer suas demandas culturais e sociais. Sendo que a partir deste ‘Ciclo de Debate’ a intenção é ampliar o acesso do jovem cultura afro-brasileira, que inclusive deve ser mais valorizada”, ressalta Alves. Segundo ela, todo processo de discussão resultará na construção de um projeto de políticas públicas que possa melhorar a vida dos jovens. As demandas devem contribuir na elaboração do Conselho Municipal de Juventude, que será reativado em breve.
Conforme a presidente do Comir, o trabalho apresentado no ‘Ciclo de Debate’ tem como base as demandas reivindicadas pelos jovens. “O que temos feito é escutar quais são as necessidades da juventude negra, sendo que faltava um espaço de discussão”, revela a presidente do Comir. “Temos que oferecer caminhos para que a juventude possa construir suas oportunidades”, enfatiza Alves. A presidente do Comir desenvolve desde 2004 uma pesquisa sobre a temática no curso de graduação em Pedagogia, além de ser atuante junto às comunidades negras. “Não queremos que a juventude negra fique de fora das discussões. A intenção é incluir as demandas para que jovens possam ter acesso à cultura e profissionalização”, resume Alves.
Serviço: Os interessados em participar do 1º Ciclo de Debate da Juventude, devem procurar a Assessoria Municipal da Juventude para confirmar a participação através do telefone (18) 3223-2154. As inscrições também podem ser feitas no dia do evento.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário