Prefeitura e Comir promovem 1º Ciclo de Debate da Juventude no dia 24 deste mês

Com a finalidade de abordar entre os jovens de Presidente Prudente o combate à discriminação e ao racismo, a Prefeitura por meio da Assessoria Municipal da Juventude em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial (Comir), realiza no dia 24 deste mês, a partir das 19h30, o ‘1º Ciclo de Debate da Juventude’. O evento que vai ocorrer no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, tem como tema ‘Juventude e Igualdade Racial’.

Conforme o assessor da Juventude, Juliano Borges, além dele, participarão do debate a presidente do Comir, Ivonete Aparecida Alves, o coordenador nacional da Associação dos Agentes de Pastoral Negros (APN’s) do Brasil, Nuno Coelho, a representante das jovens feministas negras, Lia Lopes, bem como o representante também das APN’s, Edgar Amaral. “A importância desta temática para a juventude é fortalecer este segmento. A nossa maior preocupação é fomentar os diversos segmentos que temos, tais como os da juventude do campo, deficiência, movimentos estudantis, bem como a juventude negra”, comenta.

Ainda segundo Borges, o intuito do ciclo de debate é estimular esta ação para que os jovens possam cooperar com o Comir e com a administração pública no desenvolvimento de políticas públicas da juventude a partir deste segmento. Opinião não muito diferente da presidente do Comir, que diz acreditar que este trabalho é de extrema importância, pois Prudente necessita e muito desse tipo de discussão. “Mesmo que haja alguns momentos de questionamentos, onde grupos irão preferir uma coisa os demais outras, é necessário que se faça esse debate para equalizar isso. Não permitindo que o ego de cada um sobreponha na decisão do que é melhor para o grupo”, explica.

De acordo com Alves, uma das coisas mais importantes é a mobilização dos jovens para um trabalho coletivo sobre este tema. De uma maneira que os grupos debatam uma série de problemas existentes na sociedade. “Queremos que a juventude que sofra de discriminação e racismo tenha um espaço para expor suas angustias. É essencial que o jovem tenha consciência de que ele tem instrumentos racionais para se defender disso. Mas que existe outro mecanismo de luta que é o da organização”, aponta.

Alves diz ainda, que este ciclo de debate ajudará não só o município, mas também na formatação do Conselho da Juventude, que já é uma discussão que existe há algum tempo. Além disso, ela revela que os dois lugares no Comir que deveriam ser ocupados por jovens estão vagos. “Acredito que esse debate fará com que os jovens interessados neste segmento se manifestem. Sendo assim, essa discussão deve nos ajudar no preenchimento desses dois lugares vagos”, pontua.

Borges informa que os interessados em participar do 1º Ciclo de Debate da Juventude, devem procurar a Assessoria Municipal da Juventude ou ligar para o telefone (18) 323-2154, até o dia do evento. (colaboração: Guilherme Santana).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário