A Prefeitura de Presidente Prudente prepara diversas ações através da Assessoria Municipal de Juventude, que tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas aos jovens. Conforme o assessor de Juventude, Juliano Borges, a intenção é retomar neste mês os projetos já realizados em parceria com as secretarias municipais, dentre eles, os projetos: Transformação, e a Trilha Ecológica. Neste primeiro semestre o município também organiza novas ações, como o 1° Fórum de Juventude, ciclos de debates, capacitações para os jovens do campo, dentre outras ações que contemplam o público juvenil. Ele ressalta que as novidades para este ano envolvem projetos educativos, sociais, culturais e esportivos.
De acordo com o assessor da Juventude, neste próximo sábado (11/02) a partir das 14h terá início o projeto ‘Tarde Mais Jovens’, que será realizado na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, na Cohab. A iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Sedepp) oferece diversas atividades esportivas, culturais e recreativas para os jovens do município. Ele adianta que a intenção é de levar, jogos esportivos na quadra, presença de DJ, dentre outras ações que devem ocorrer no local. O projeto quinzenal ocorrerá sempre aos sábados no período da tarde.
O assessor de Juventude adianta que no dia 24 deste mês ocorrerá o 1ª Ciclo de Debates de Juventude, que traz como tema “Juventude e Igualdade Racial”. O evento realizado em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial ocorrerá no Centro de Formação Permanente dos Profissionais de Educação (Ceforppe). Além disso, para agilizar outras três ações da Juventude, o assessor explica que foi montada uma comissão formada por membros do poder público e da sociedade civil, que colaboram na organização das seguintes propostas: organização do 1ª Fórum da Juventude; reativação do Conselho Municipal de Juventude. Por fim, o Mapeamento Juvenil, que conta com o apoio da Casa do Pequeno Trabalhador.
Conforme o assessor de Juventude, as ações estão interligadas e devem culminar com a realização do 1ª Fórum de Juventude, que já está com datas definidas para os dias 10 e 11 de maio, no Ceforppe. O assessor de Juventude explica que o resultado do Mapeamento Juvenil oferecerá subsídios para formular as políticas públicas definidas no 1° Fórum. Outro propósito que deve ser alcançado para fortalecer as ações da juventude será a reativação do conselho. “A ideia é de trabalhar as políticas públicas da juventude e o papel da sociedade civil e do governo com as propostas e a execução das ações voltadas à juventude”, explica Borges.
Em relação às novas parcerias firmadas pela Assessoria da Juventude, aparece o projeto que contempla o jovem do campo e o produtor rural com a biblioteca prevista para ser inaugurada em março. A iniciativa consiste numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp) e deve ampliar o acervo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) com os projeto mini biblioteca da Embrapa. Outra parceria na área envolve o convênio com o Ministério da Agricultura com o projeto ‘Desenvolvimento e Capacitação dos Jovens e Mulheres do Campo, que está previsto para iniciar em março. A proposta oferece 120 vagas, além de quatro seminários que serão abertos aos interessados. Os encontros devem ocorrer aos sábados no Ceforppe.
Outras ações organizadas pela Assessoria de Juventude que serão retomadas neste ano em parceria com as secretarias municipais são as seguintes: Projeto Transformação em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, que reiniciará na 2ª quinzena de fevereiro com palestras realizadas no pátio do Centro de Aprendizagem no Trânsito (Ceatran), que contemplam alunos do ensino médio. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Formação dos Condutores (CFC) e da Associação das Auto Escolas de Presidente Prudente.
O projeto Trilha Juventude Ecológica também será retomado neste mês de fevereiro com aulas sobre meio ambiente. A iniciativa consiste numa parceria entre Assessoria de Juventude; Hotel Terra Parque e a empresa Jr. GeoAmbiental. O projeto contemplada as escolas estaduais que tenham o Grêmio Estudantil. Na área de conscientização e educação ainda aparece a proposta de implantação do projeto ‘Diálogos’, que será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde. A iniciativa contará com concursos de redação sobre o tema. Por fim, o assessor finaliza o cronograma de ações com o projeto Grafite Legal que está em andamento com aulas na Praça da Juventude da Cohab e no núcleo do Brasil Novo.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário