Jovens da Casa do Pequeno Trabalhador participam de palestra com Marisa Fefferman

Dra. Marisa Feffermann fala aos jovens da Casa do Pequeno Trabalhador
Com o objetivo orientar os jovens em relação aos anseios, dificuldades e desafios vivenciados na atualidade, cerca de 50 alunos da Casa do Pequeno Trabalhador foram contemplados com a palestra “As (im) possibilidades de ser jovem hoje”. A atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira (7/10) na sede da entidade. O tema foi abordado pela escritora, professora, psicóloga e Diretora do Instituto Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Marisa Fefferman, que é de São Paulo. A iniciativa consiste numa realização da Assessoria Municipal de Juventude em conjunto com o Diretório Acadêmico da Faculdade de Psicologia da Unoeste, Central de Voluntários em Ação e Rotary Clube de Presidente Prudente.

A programação contou com duas palestras, sendo que a primeira ocorreu no período da manhã com os jovens da Fundação Mirim. Já no período da tarde o tema foi abordado junto aos alunos da Casa do Pequeno Trabalhador.A palestrante também é autora do livro recém-lançado: “Vidas Arriscadas. O cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico”. Segundo ela, a intenção da palestra é fazer com que os jovens reflitam sobre a questão da violência para que eles possam ser transformadores da sociedade e protagonistas da sua própria história.
“Queremos potencializar a força do jovem através da reflexão e principalmente tirar o rótulo colocado pela sociedade de sempre relacionar o jovem à violência”, explica Fefferman. A atividade realizada na Casa do Pequeno Trabalhador teve início com a exibição do documentário ‘Da Servidão Moderna’, de Jean-François Brient. O vídeo traz uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, baseado num sistema de escravidão da vida operária e da modernidade.

De acordo com a professora Juliana Zanone Caldeira, o objetivo é despertar no jovem o seu papel frente à sociedade. Para que eles possam ter conhecimento em relação aos deveres e direitos relacionados à política pública da juventude e inserção no mercado de trabalho. Para a professora, a palestra deve contribuir com a formação dos jovens, além de despertar suas potencialidade. “Este contato é muito importante já que a profissional traz um novo olhar para os jovens”, enfatiza. A palestra contemplou cerca de 30 alunos do curso de práticas administrativas, além de 20 alunos do projeto zona Azul.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário