![]() |
“As (im) possibilidades de ser jovem hoje”, foi o tema abordado pela doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Marisa Fefferman |
Com o tema “As (im) possibilidades de ser jovem hoje”, a doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Marisa Fefferman, está em Presidente Prudente ministrando palestras em instituições que trabalham com jovens. Na manhã desta sexta-feira (07/10), o tema contemplou cerca de 90 alunos da Fundação Mirim. A psicóloga, que acabou de lançar o livro “Vidas Arriscadas: O cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico”, da Editora Vozes, falou com os mirins sobre a realidade dos jovens em outros locais do Brasil e do mundo. “Ser jovem hoje é muito difícil, e está cada vez ficando mais complicado”, disse.
A ação é uma realização do Diretório Acadêmico 27 de Agosto (Faculdade de Psicologia da Unoeste), e conta com o apoio da Assessoria Municipal da Juventude, Central de Voluntários em Ação e Rotary Clube de Presidente Prudente ‘Nascente’. Conforme o assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, o assunto proporciona uma reflexão para os jovens através de vivências da pesquisadora. “Um ponto interessante é que ela aborda a questão do jovem enquanto agente ativo na sociedade. E esse é um dos propósitos da assessoria, fomentar o protagonismo juvenil nas decisões das políticas públicas”, destaca.
Na ocasião, a palestrante que atua como pesquisadora do Instituto de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (IS-SES/SP), exibiu um vídeo que mostra a situação de outros países. O coordenador técnico da Fundação Mirim, Alex Quirino dos Santos, lembra que alguns mirins já tiveram contato com a psicóloga durante a Conferência Municipal da Juventude. “Ela aborda um assunto interessante, com uma visão voltada para área social, que condiz com a política da entidade. Além disso, a psicóloga agrega uma nova cultura para os jovens ao mostrar uma realidade desconhecida. Isso porque a carência dos nossos jovens é muito inferior à carência dos jovens que moram em determinadas regiões do norte e nordeste, por exemplo”, pontua.
O coordenador comenta que a palestra ainda contribui para motivar e incentivar os jovens que estão sendo inseridos no mercado de trabalho. “É uma forma para eles valorizarem a estrutura e as oportunidades oferecidas no município e na entidade. Além disso, são experiências que, com certeza, servirão para a vida pessoal”, acrescenta. Também nesta sexta-feira, Marisa Fefferman irá tratar sobre o tema com aprendizes da Casa do Pequeno Trabalhador, a partir das 14h30. E às 16h, a psicóloga retomará para a Fundação Mirim, para contemplar mais 60 jovens.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário