Alunos da escola Tannel Abbud participam de projeto que oferece orientação vocacional

  
Cerca de 40 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Tannel Abbud participaram na manhã desta terça-feira (14/6) do projeto ‘E Agora José? Orientação Vocacional e Profissional’, no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O projeto, que é organizado pela Assessoria Municipal de Juventude em parceria com a diretoria do curso de Psicologia, e que tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), tem como objetivo esclarecer e direcionar os estudantes do ensino médio, que geralmente estão cheios de dúvidas em relação à escolha da profissão. No local, os estudantes participam de worksohops de orientação e informação vocacional, além de atividades coletivas com dinâmicas, palestras e filmes. A novidade desta edição foi que os jovens puderam ter mais conhecimento sobre a área de ciências biológicas, com o curso de zootecnia, onde eles visitaram o laboratório. Lá, eles presenciaram a extração de DNA, e aprenderam os processos.

De acordo com a professora do curso de psicologia, Camélia Murgo, a equipe enfatiza em atividades que vão ajudá-los a identificar interesses profissionais. “A grande intenção é capacitá-los para uma escolha adequada e um projeto de carreira que traga bem estar, felicidade e que tenha repercussão na sociedade, porque o profissional que trabalha envolvido naquilo que faz tem a colaborar mais com o desenvolvimento do outro. Então nos workshops tratamos sobre esse autoconhecimento”, relata. “Estamos buscando incorporar atividades práticas nos workshops para que os alunos possam conhecer o que a universidade oferece, assim, eles vivenciam a profissão. Hoje, por exemplo, eles presenciaram extração de DNA. O objetivo é apresentar os cursos na área biológica”, aponta.

A ação foi acompanhada também pela educadora social da SAS, Adriana Giroto. De acordo com o assessor da juventude, Juliano Borges o trabalho é desenvolvido para ajudá-los a identificar suas aptidões e habilidades profissionais, de modo que saiam das atividades tendo a certeza do que podem fazer e qual a melhor profissão para o seu futuro. Para a professora que acompanhou a turma e coordenadora do ensino médio, Silvana Ferreira Camacho, o projeto é importante porque tira os estudantes do ambiente que eles estão habituados, para vivenciarem o ambiente da universidade.

“Eles têm a oportunidade de fazer uma melhor escolha para suas profissões, assim, traz mais sucesso para suas carreiras, e é isso que a escola busca. Não fazemos este trabalho específico de escolha profissional, nós apenas os orientamos para a continuidade nos estudos, como por exemplo, a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, e sempre ressaltamos para que eles não deixem de buscar qualificações. É bom lembrar que o ensino superior não é a única escolha, eles podem optar por cursos técnicos, profissionalizantes, entre outras opções. O importante é que eles não parem no ensino médio”, destaca.

Serviço – Para as escolas que queiram participar do projeto, basta entrar em contato com o Espaço Juventude através do telefone 3223-2154. (Foto – Marcos Sanches)

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário