‘Grêmio em Forma’ reúne aproximadamente 100 alunos de 21 escolas estaduais de Prudente

Cerca de 100 jovens, representantes dos grêmios estudantis das escolas estaduais de Presidente Prudente se reuniram na manhã desta sexta-feira (20/05) no Centro Cultural Matarazzo, para discutir políticas públicas juvenis. A mobilização, promovida pela Assessoria Municipal da Juventude por meio do projeto ‘Grêmio em Forma’, também contou com a participação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), da coordenadora do Projovem Antonia Braz, além de diretores e gestores das unidades. De acordo com o assessor da Juventude, Juliano Borges, o encontro visa promover uma aproximação entre o poder público e os alunos, além de ser uma oportunidade para os estudantes conhecerem todas os projetos desenvolvidos no Espaço Juventude.

Conforme Borges, este apoio é inédito em Prudente. “Nunca o governo municipal dialogou desta maneira com os grêmios estudantis do município. O objetivo da atual administração é incentivar a formação de grêmios onde não existem e subsidiar onde já existe, pois eles são parceiros na implementação das políticas públicas do município”, comenta. Para a vice-diretora Maria Cristina Álvares Zanpiere, da escola Maria Luiza Formozinho Ribeiro, a iniciativa do poder público é extremamente importante. “Quando sentimos esse apoio da administração municipal ficamos mais seguros e os alunos mais envolvidos nas práticas das políticas”, revela.

Além disso, a vice-diretora disse sobre o trabalho desenvolvido no espaço Juventude. “Os projetos oferecidos aos jovens contribuem para que eles consigam ocupar seus lugares na sociedade. Esse olhar que o prefeito Tupã está tendo em relação à juventude vai fazer a diferença principalmente no futuro”, completa. A aluna do 2º ano do ensino médio do Formozinho, Kirsten Lopes, explica os objetivos do grêmio na escola. “O grupo é a voz dos estudantes. Buscamos a melhoria em todos os aspectos. E esse incentivo da prefeitura vem contribuir com nossos anseios. Queremos ser inseridos na questão da política municipal”, pontua.

Na ocasião, o prefeito Tupã parabenizou todos os jovens engajados nos grêmios estudantis, e ainda ressaltou que este é o dever do poder público, atender as necessidades da população. “Eu, como homem público, sempre procuro fazer as ações ouvindo as pessoas, porque não adianta achar que tal projeto é bom, se não for do interesse de vocês. Então eu prezo neste sentido, trabalhar com a população”, disse. Ele ainda destacou os projetos oferecidos no Espaço Juventude e também das praças que estão sendo construídas com intuito de ampliar essas ações. “Estamos concluindo a Praça da Juventude no Ana Jacinta e também o Centro da Juventude e Longevidade na Cohab. Não existe coisa melhor para um engenheiro que construir um prédio bonito, mas para mim, o mais importante é ver que esses espaços serão utilizados por vocês”, enfatizou.

O encontro terminou por volta das 12h. Para o estudante Danilo Zaneratto, do Placídio Braga Nogueira, a reunião contribui para ampliar as ideias. “Fiquei mais esclarecido sobre muitas questões, como por exemplo, a importância do trabalho voluntário entre os jovens, um assunto que foi bastante abordado no evento. Agora sabemos o caminho”, explanou. A questão do voluntariado juvenil também é priorizada na Assessoria da Juventude através do projeto ‘Prêmio Jovem Voluntário’, uma parceria com a Central de Voluntários em Ação de Presidente Prudente.

Participaram do encontro representantes de 21 escolas estaduais, sendo: Anna Antonio; Antonio Fioravante de Menezes; Professor Arlindo Fantini; Clotilde Veiga de Barros; Fernando Costa (IE); Fátima Falcon; Florivaldo Leal; Francisco Pessoa; Hugo Miele; Joel Antonio; Dr José Foz; Maria Luiza Formozinho Ribeiro; Maria Luiza Bastos; Marieta Ferraz; Marrei Junior; Miguel Omar Barreto; Mirella Pescie Desiré; Monsenhor Sarrion; Plácidio Braga Nogueira; Tannel Abbud; Celestina Toledo.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário