Cerca de 100 jovens, representantes dos grêmios estudantis das escolas estaduais de Presidente Prudente se reuniram na manhã desta sexta-feira (20/05) no Centro Cultural Matarazzo, para discutir políticas públicas juvenis. A mobilização, promovida pela Assessoria Municipal da Juventude por meio do projeto ‘Grêmio em Forma’, também contou com a participação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), da coordenadora do Projovem Antonia Braz, além de diretores e gestores das unidades. De acordo com o assessor da Juventude, Juliano Borges, o encontro visa promover uma aproximação entre o poder público e os alunos, além de ser uma oportunidade para os estudantes conhecerem todas os projetos desenvolvidos no Espaço Juventude.
Conforme Borges, este apoio é inédito em Prudente. “Nunca o governo municipal dialogou desta maneira com os grêmios estudantis do município. O objetivo da atual administração é incentivar a formação de grêmios onde não existem e subsidiar onde já existe, pois eles são parceiros na implementação das políticas públicas do município”, comenta. Para a vice-diretora Maria Cristina Álvares Zanpiere, da escola Maria Luiza Formozinho Ribeiro, a iniciativa do poder público é extremamente importante. “Quando sentimos esse apoio da administração municipal ficamos mais seguros e os alunos mais envolvidos nas práticas das políticas”, revela.
Além disso, a vice-diretora disse sobre o trabalho desenvolvido no espaço Juventude. “Os projetos oferecidos aos jovens contribuem para que eles consigam ocupar seus lugares na sociedade. Esse olhar que o prefeito Tupã está tendo em relação à juventude vai fazer a diferença principalmente no futuro”, completa. A aluna do 2º ano do ensino médio do Formozinho, Kirsten Lopes, explica os objetivos do grêmio na escola. “O grupo é a voz dos estudantes. Buscamos a melhoria em todos os aspectos. E esse incentivo da prefeitura vem contribuir com nossos anseios. Queremos ser inseridos na questão da política municipal”, pontua.
Na ocasião, o prefeito Tupã parabenizou todos os jovens engajados nos grêmios estudantis, e ainda ressaltou que este é o dever do poder público, atender as necessidades da população. “Eu, como homem público, sempre procuro fazer as ações ouvindo as pessoas, porque não adianta achar que tal projeto é bom, se não for do interesse de vocês. Então eu prezo neste sentido, trabalhar com a população”, disse. Ele ainda destacou os projetos oferecidos no Espaço Juventude e também das praças que estão sendo construídas com intuito de ampliar essas ações. “Estamos concluindo a Praça da Juventude no Ana Jacinta e também o Centro da Juventude e Longevidade na Cohab. Não existe coisa melhor para um engenheiro que construir um prédio bonito, mas para mim, o mais importante é ver que esses espaços serão utilizados por vocês”, enfatizou.
O encontro terminou por volta das 12h. Para o estudante Danilo Zaneratto, do Placídio Braga Nogueira, a reunião contribui para ampliar as ideias. “Fiquei mais esclarecido sobre muitas questões, como por exemplo, a importância do trabalho voluntário entre os jovens, um assunto que foi bastante abordado no evento. Agora sabemos o caminho”, explanou. A questão do voluntariado juvenil também é priorizada na Assessoria da Juventude através do projeto ‘Prêmio Jovem Voluntário’, uma parceria com a Central de Voluntários em Ação de Presidente Prudente.
Participaram do encontro representantes de 21 escolas estaduais, sendo: Anna Antonio; Antonio Fioravante de Menezes; Professor Arlindo Fantini; Clotilde Veiga de Barros; Fernando Costa (IE); Fátima Falcon; Florivaldo Leal; Francisco Pessoa; Hugo Miele; Joel Antonio; Dr José Foz; Maria Luiza Formozinho Ribeiro; Maria Luiza Bastos; Marieta Ferraz; Marrei Junior; Miguel Omar Barreto; Mirella Pescie Desiré; Monsenhor Sarrion; Plácidio Braga Nogueira; Tannel Abbud; Celestina Toledo.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário