Com o objetivo de reconhecer o trabalho cultural desenvolvido por jovens brasileiros, a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) lança o Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Conforme informações da assessoria do MinC “serão concedidos 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o país”. As inscrições já estão abertas e poderá ser realizada até o dia 31 de janeiro, através do endereço eletrônico www.cultura.gov.br ou via Correio.
O Prêmio Agente Jovem de Cultura é desenvolvido pelo MinC, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude e os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Saúde (MS). Ao todo, serão 100 prêmios para a categoria adolescente (15 a 17 anos), 200 para a categoria jovem (18 a 24 anos) e outros 200 para a categoria Jovem adulto (25 a 29 anos).
Conforme o edital “as iniciativas culturais poderão contemplar ações voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade”.
De acordo com o assessor municipal da Juventude de Presidente Prudente, Juliano Borges, a iniciativa é importante porque além de fomentar a cultura, propicia ao jovem a oportunidade de participar e mostrar seu trabalho cultural para todo país. “É uma ação inédita. Esperamos que os jovens prudentinos se interessem e divulguem seus trabalhos. Também é a chance de conhecermos bons projetos”, relata.
Em entrevista concedida à assessoria do Ministério da Cultura, a secretária Nacional de Juventude (SNJ), Severine Macedo, reforça que “o prêmio, além de beneficiar jovens que já vêm desenvolvendo experiências na área cultural, abre uma relação estratégica entre o MinC e a SNJ, com apoio dos demais ministérios envolvidos. Inaugura um período estratégico de uma relação que vai fortalecer o acesso à produção e à cultura como um direito da juventude brasileira”.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário