Prefeitura e Embrapa estudam implantação do Projeto Minibibliotecas em Prudente


Com o objetivo de incentivar a leitura, além de oferecer apoio didático-pedagógico a juventude rural e agricultores familiares, a Embrapa Informação Tecnológica realiza no Estado de São Paulo o Projeto Minibibliotecas em escolas e comunidades rurais. Para discutir a implantação do projeto em Presidente Prudente, nesta terça-feira (13/09), o diretor de Agricultura de Prudente, Flávio Augusto Silvestrini Tiezzi, se reuniu com o assessor municipal da Juventude, Juliano Borges. Na ocasião, foi iniciado um estudo para verificar o melhor local para disponibilizar o material.

As Minibibliotecas consistem em 120 títulos, 80 reportagens em vídeo do programa “Dia de Campo na TV”, e 160 programas de rádio “Prosa Rural”. Os conteúdos abordam temas relacionados à educação ambiental, as tecnologias geradas pela Embrapa para a melhoria da produção agrícola e pecuária nas comunidades rurais, e à diversidade das necessidades do homem do campo nas diversas regiões do país.

Segundo o diretor de Agricultura de Prudente, o projeto vem beneficiar essa classe, e tem como proposta atingir o jovem produtor. “É até uma forma de capacitação, onde esses trabalhadores poderão ampliar seus conhecimentos, aprimorar o trabalho, e até aumentar a produção”, pontua. Ele comenta que o local para a implantação da Minibiblioteca está sendo analisado. “Tem que ser um local que tenha a maior frequência de produtores. Poderá ser uma escola agrícola, uma associação rural, entre outros. O objetivo é atingir o maior número possível de produtores”, enfatiza.

Prudente será a 57ª cidade do Estado a receber esse material. Conforme o assessor municipal da Juventude, o projeto valoriza um dos segmentos da juventude, que é o rural. Além disso, contribui para inserir essa população no contexto das discussões das Políticas Públicas no município. “Essa parceria vem de encontro com a necessidade de ampliar informações às novas gerações sobre as tecnologias empregadas no campo”, ressalta.

Em oficio ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), o gerente geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, relata sobre a importância dessa iniciativa da Prefeitura de Prudente para o acesso à leitura e ao conhecimento técnico-cientifico. Ele fala ainda que com o apoio da administração municipal, o objetivo é “contribuir tanto para a segurança alimentar quanto para o aumento da produção de alimentos e da criação de pequenos animais, investindo, portanto, na melhoria da renda das comunidades rurais do Estado de São Paulo”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário