A Assessoria Municipal da Juventude em parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), realizaram nesta terça-feira (30/8) mais uma edição do projeto “E agora José? Orientação Vocacional e Profissional”. A ação, que ocorre no campus II, contemplou alunos matriculados no ensino médio das escolas estaduais Fioravante de Menezes e Marrey Junior. Ao todo, cerca de 100 jovens participaram de workshops de orientação e informação vocacional, além de atividades coletivas com dinâmicas, palestras e filmes, desenvolvidas por acadêmicos de psicologia.
De acordo com o assessor da Juventude, Juliano Borges, o projeto tem como objetivo esclarecer e direcionar os estudantes do ensino médio, que geralmente estão cheios de dúvidas em relação à escolha da profissão. Durante as atividades, a equipe da faculdade ajuda os estudantes a identificarem interesses profissionais. Nos workshops, por exemplo, os alunos conhecem profissões que talvez possam interessá-los. Na oportunidade, os jovens também puderam ter mais conhecimento sobre a área de ciências biológicas, com o curso de zootecnia, onde eles visitaram o laboratório e presenciaram a extração de DNA.
A coordenadora pedagógica da Escola Fioravante de Menezes, Elaine Maria Chuquer Marra, ressalta que esse projeto contribui em vários aspectos para o futuro dos alunos. “Eles estão naquela fase de dúvidas, que ainda não sabem o que querem. Muitas vezes uma escolha errada nessa etapa pode ser repercutida pelo resto da vida, afinal, estamos falando de escolha profissional”, comenta. “Além disso, esse contato com o ambiente acadêmico faz com que desperte neles o interesse em continuar os estudos. Muitos alunos não conheciam uma faculdade”, relata.
Ela ainda enfatiza que muitos estudantes deixam dar continuidade nos estudos por falta de conhecimento. “Eles nem sabem quais são as opções de cursos que as faculdades oferecem. È importante deixar claro que existem diversos cursos técnicos que também são muito bons e contribuem para o mercado de trabalho. O importante é buscar qualificação profissional após a conclusão do ensino médio”, afirma.
Ainda nesta terça-feira, o projeto “E agora José? Orientação Vocacional e Profissional” será realizado no período noturno, a partir das 19h30. Na ocasião, participam cerca de 90 alunos das escolas Fioravante de Menezes e da Miguel Omar Barreto. A coordenadora pedagógica destaca que promover a ação com alunos que estudam a noite, contempla um público que quase sempre são esquecidos. “Na maioria das vezes esses alunos trabalham durante o dia, e por isso não teriam essa oportunidade. Agora eles também poderão tirar dúvidas em relação à profissão”, completa. O projeto conta ainda com apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Comunicação.
Serviço – Para as escolas que queiram participar do projeto, basta entrar em contato com o Espaço Juventude através do telefone 3223-2154.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Foto: Marcos Sanches/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário