Jovem voluntária da Pastoral da Criança é reconhecida publicamente e premiada


Com apenas 15 anos de idade e já desenvolvendo um trabalho de doação ao próximo, Amanda Cristina Araújo, que presta serviço comunitário na Pastoral da Criança há dois anos, foi campeã do projeto Prêmio Jovem Voluntário 2011. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (12/8) no auditório do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Fiesp), e contou com a participação de cerca de 100 jovens. Na ocasião, os três finalistas ainda receberam um certificado de honra ao mérito. A comissão organizadora analisou o jovem que mais desenvolveu atividades voluntárias na comunidade e que teve um impacto social relevante. A vencedora ganhou um notebook. “Esse incentivo é muito importante. Fazemos um trabalho por amor, mas quando recebemos este reconhecimento se torna mais prazeroso”, disse Amanda.

Os outros finalistas foram: Bruno Lozzi da Costa, 20 anos, representante da Família Pipa e Wellington de Souza Neves, 26 anos, da Família Os Contrários. O projeto que teve como tema “Transformar a sociedade é uma escolha sua”, realizado pela Assessoria Municipal da Juventude em parceria com a Central de Voluntários em Ação, teve o apoio da Uniesp, do grupo ‘Talento Olímpico’ e ‘Studio Publicidade’. A mesa de honra foi composta pela presidente da Central em Ação, Antonia Braz; representante do Rotary Club Leste, Vilcio Caetano de Lima; presidente do grupo ‘Talento Olímpico’, o ex-atleta Claudinei Quirino; diretor da Uniesp, Rosival Molina; assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, e pela secretária de Educação, que representou o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB).


“Nossa missão enquanto órgão público é incentivar todas as ações que levam a formação do cidadão. Para isso, é necessário que o jovem perceba em sua volta que outras pessoas precisam dele, e que através de um simples gesto a realidade dessa pessoa pode ser outra. Nosso compromisso enquanto cidade educadora é fazer com que os jovens pensem sobre esta questão. Ser voluntário é dar um pouco de si ao próximo, e todo ser humano deveria praticar essa ação”, afirmou a secretária de Educação.

Na oportunidade a presidente da Central de Voluntários em Ação parabenizou todos os participantes e destacou que quem faz um trabalho voluntário tem mais capacidade de dar de si em todos os aspectos, seja profissional ou pessoal. Ela ainda explicou sobre o trabalho desenvolvido pela Central. “Nosso papel é orientar as pessoas interessadas em prestar algum tipo de serviço a comunidade. Então, nós apresentamos as diversas instituições que contam com trabalho voluntário. Também oferecemos palestras sobre o tema em instituições de ensino. Nossa missão é fomentar, divulgar e sensibilizar o cidadão sobre a importância desse gesto solidário”, pontuou. “Todos vocês estão convidados a fazer parte deste trabalho”, completou.

O campeão olímpico Claudinei Quirino também parabenizou os jovens pela dedicação, e relatou a importância do trabalho voluntário em sua vida. “Eu fui criado em orfanato junto com outras crianças, e lá sempre recebemos ajuda de voluntários. Momentos que eu nunca vou esquecer, era na época do Natal, quando um grupo de voluntários distribuía doces para nós. Eu entrava na fila várias vezes e enchia a mão de bala. Para mim era o dia mais feliz da minha vida. Um simples gesto que marcou a minha vida e me deixou boas lembranças”, comentou. “O mais importante do projeto Talento Olímpico não é formar jovem atleta, mas sim formar cidadão campeão na vida. Atitudes como essa resgata a autoestima de muitas pessoas”, enfatizou.

De acordo com o assessor municipal da Juventude, em razão do sucesso do projeto, a segunda edição já será organizada. Ele ainda reforçou que a entrega oficial do prêmio será realizada pelo prefeito Tupã, na próxima terça-feira (16/8), às 15h, no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Foto: Olímpio Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário