A Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) em conjunto com o Espaço Juventude retomaram na manhã desta sexta-feira (26/08) o projeto de educação no trânsito ‘transformação’, realizado no pátio do Centro de Aprendizagem no Trânsito (Ceatran), em Presidente Prudente. A atividade foi desenvolvida com 38 alunos da Escola Estadual Antonio Fioravante de Menezes, matriculados na 8ª série do ensino fundamental e nos 2º e 3º ano do ensino médio. A ação conta ainda com o apoio do Centro de Formação dos Condutores (CFC) e da Associação das Auto Escolas de Presidente Prudente.
No local, os alunos participaram de palestras e workshops ministrados por instrutores do CFC, e receberam orientações dos agentes de trânsito da Semav. Durante a palestra, os alunos aprenderam na teoria as atitudes para mais segurança no trânsito, assistiram vídeos que mostram acidentes provocados pela irresponsabilidade de motoristas, e ainda conheceram os procedimentos para se habilitarem. Por fim, eles caminharam na área educativa, que simula uma mini cidade, para colocarem os ensinamentos em prática.
Para a professora que acompanhou a turma, Vilma da Silva Marques, essa iniciativa do poder público mostra a preocupação com o futuro desses jovens. “Eles também serão condutores, e se o trabalho de conscientização for realizado desde cedo, com certeza teremos um trânsito melhor”, relata. Conforme a professora, hoje as crianças já estão bastante adiantadas nesse assunto. “As próprias crianças cobram dos pais atitudes corretas no trânsito. Isso porque desde a pré-escola, os alunos já participam de trabalhos que trata sobre o tema”, expõe.
De acordo com o assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, a intenção neste segundo semestre é ampliar o número de escolas participantes. “No primeiro semestre atendemos duas escolas por mês, estamos estudando a possibilidade de ampliar. É uma atividade que deu certo”, pontua. Ele reforça que a administração municipal está preocupada com o jovem. “Esses alunos são os futuros condutores. A ideia é educar para o trânsito e mostrar a importância do respeito ao próximo. Quando esses jovens tirarem a Carteira Nacional de Habilitação eles estarão mais conscientes sobre seus deveres”, enfatiza.
As escolas que quiserem participar do projeto, basta entrar em contato com o Departamento de Trânsito da Semav, através do telefone 3908-7011, ou no Espaço Juventude através do telefone 3223-2154.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário