A Assessoria da Juventude de Presidente Prudente realizou na tarde desta segunda-feira (25/07) uma reunião no Espaço da Juventude, no Parque do Povo para definir o cronograma do projeto ‘Grafite Legal’, que irá oferecer oficinas gratuitas de grafitagem. O curso irá atender os jovens da cidade, dentre eles os que cumprem medidas socioeducativas do projeto Alerta. Na oportunidade, o coordenador da Juventude ressaltou que a data de início do curso ficou confirmado para o dia 6 de agosto. As definições ocorreram em conjunto com a coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Assistência Social, Ariane Lopes; a educadora social Adriana Giroto Rebelato, além do representante do grupo de jovens ‘Os Contrários’, o morador do Jardim Maracanã, Wellington de Souza Neves. O Curso será desenvolvido semanalmente aos sábados no período da tarde, no Centro Cultural Matarazzo.
De acordo com Borges, o projeto disponibilizará 50 vagas para jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os alunos devem receber o material, além de uma camiseta personalizada. Sendo que ao final do curso os participantes recebem certificados. O projeto Grafite Legal é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social; Assessoria Municipal de Juventude e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que ficará responsável pela indicação dos locais públicos que serão utilizados para receber a arte da grafitagem, além de disponibilizar o material. Dentre os locais já definidos aparecem os seguintes: banheiros públicos do Parque do Povo, que são constantes alvos de pichação. Outro local apontado pelo grupo é o túnel localizado próximo ao Camelódromo de Prudente. O curso será desenvolvido pelo professor Rafael Nunes Ribeiro sob a coordenação do produtor cultural, Leonardo Ferreira, o Léo. Conforme o Assessor da Juventude. O projeto terá 30 horas no total, sendo 15 horas de aula teórica e 15 horas de aula prática, para que os alunos possam vivenciar a experiência com a aplicação do grafite em locais públicos. No cronograma do curso também estão inclusas palestras sobre cidadania. Segundo a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, as inscrições podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Auguto de Paula; Projeto Alerta e também no Espaço da Juventude, no Parque do Povo.
Conforme o assessor municipal da Juventude, o prefeito deve estar presente no primeiro dia de aula para explicar aos alunos sobre a importância do curso. Segundo Borges, “a intenção é de criar uma fonte de renda extra para os jovens através da técnica de grafitagem, além de dar a oportunidade dele expor sua arte de uma forma aceitável pela sociedade”.O assessor lembra a administração municipal tem que arcar com a despesa de mais de R$ 700 mil com pintura e limpeza de paredes e prédios públicos com pichações. “Queremos através da iniciativa coibir as pichações em espaços públicos”, resume Borges. “A ideia é valorizar a arte da grafitagem, além de desestimular os jovens nas ações de pichações”, acrescenta.
A iniciativa do projeto Grafite Legal atende a solicitação dos jovens do município que estiveram reunidos em fevereiro deste ano com o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), que por sua vez determinou a realização do curso dentro do contexto solicitado pelos jovens.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Foto: Olímpio Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário