Reativação dos grêmios estudantis pretende estimular jovens para a cidadania


Com objetivo de incentivar a ativação dos grêmios estudantis do município, o auxiliar técnico de gabinete para assuntos relacionados à Juventude no município, Juliano Borges se reuniu com representantes de ensino e entidades do município. A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (10/02) na Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente. Conforme Borges, o encontro teve como objetivo conseguir a adesão das entidades para reativar os quase 20 grêmios estudantis.A proposta do projeto ‘Grêmio em forma’, envolve escolas municipais e estaduais e tem como base a Lei 7.398, de 4 de novembro de 1985. A lei assegura a existência de grêmios estudantis com entidades autônomas, com finalidade educacional, cultural e esportiva.

Para conseguir adesão das escolas estaduais, o representante da Juventude apresentou o projeto a dirigente regional responsável pela Diretoria de Ensino, Naíde Videira Braga. O encontro contou a participação da representante da Pastoral da Juventude Franciele Valadão, que deve colaborar na organização dos grêmios juntos aos mais de seis mil jovens das igrejas católicas. Na ocasião, também esteve presente o representante dos jovens da Ordem Demolay Guilherme Boscolli.

De acordo com Borges, no encontro os grupos foram favoráveis à reativação dos grêmios estudantis, sendo que cada integrante ficou de mobilizar os grupos. Segundo ele, a dirigente de ensino deve marcar uma reunião com os diretores das escolas para apresentar o projeto e solicitar apoio. “Este é o primeiro passo para começarmos a discutir a reativação dos grêmios em Prudente e consequentemente fortalecer as entidades juvenis. Através deste trabalho queremos buscar a capacitação dos jovens das escolas que estarão à frente dos grêmios, além de subsidiar algumas ações e parcerias”, explicou.

Na ocasião, Borges adiantou que uma das parcerias será com a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) que deve disponibilizar troféus e medalhas. “Queremos promover campeonatos de futsal nas escolas que tiverem grêmio estudantil, o que é forma de fortalecer a participação dos estudantes, além de prestar um serviço à comunidade”, revela.
“Hoje poucas escolas que possuem o grêmio ativo. A nossa ideia é fortalecer esse movimento, que é importante na construção das políticas públicas voltadas à juventude no município”, explica. Ele adianta ainda que após a articulação com as entidades, a intenção é promover um treinamento no Centro Cultural Matarazzo direcionado aos alunos, professores e interessados, para mostrar como funciona a atuação do grêmio estudantil. O evento ainda não tem data marcada.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Foto: Olímpio Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário