Nesta terça-feira (26/04) terá continuidade o projeto ‘E Agora José? Orientação Vocacional e Profissional’, que tem como objetivo promover a orientação dos jovens em relação à escolha profissional. A ação será realizada das 9h às 11h no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A atividade contará com a participação de quase 100 alunos da Escola Estadual Monsenhor Sarrion. O projeto de orientação vocacional é desenvolvido pelo curso de Psicologia Unoeste em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Assessoria de Juventude e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMS).
A parceria teve início na primeira quinzena de abril e já beneficiou cerca de 100 jovens da Escola Estadual Florivaldo Leal. O projeto deverá contemplar mais de dois mil alunos do ensino médio até o final deste ano. A iniciativa inclui palestras, workshop com orientação vocacional, além de informação profissional para os alunos. As ações serão desenvolvidas quinzenalmente para turmas de até 100 alunos, sendo que novos agendamentos são recebidos pelo Espaço da Juventude. A próxima atividade já está marcada para o dia 10 de maio das 9h às 11h no Campus II, para os alunos da Escola Estadual Maria Luiza Bastos.
A proposta que já era desenvolvida pelo curso de Psicologia, agora conta com a parceria da Prefeitura de Prudente, que fornece o transporte e lanche para os adolescentes. Já a Assessoria de Juventude que é articuladora da ação fica responsável pelos agendamentos e divulgação do projeto. Conforme o assessor municipal de Juventude, Juliano Borges, a parceria entre o curso de Psicologia e a Prefeitura surgiu da necessidade de orientar os alunos em relação à escolha profissional.
“Percebemos a necessidade de ampliar o projeto ‘E Agora José? Orientação Vocacional e Profissional’, para direcioná-lo aos estudantes do ensino médio, que geralmente estão cheios de dúvidas em relação à escolha da profissão”, explica Borges. “A intenção é de orientar sobre as profissões, ajudar o jovem a identificar suas aptidão e habilidade profissional através do teste vocacional e também das orientações recebidas pelos estudantes de psicologia, com supervisão da direção”, resume Borges.
De acordo com a diretora do curso de psicologia, Regina Gioconda de Andrade, os serviços de orientação vocacional já são realizados pela universidade há mais de 20 anos. Segundo ela, o trabalho é importante tanto para proporcionar o estágio aos alunos, quanto para auxiliar os jovens na escolha profissional.Na oportunidade serão ministrados workshops de orientação e informação profissional, atividades coletivas como dinâmicas, palestras, filmes, além de um questionário de interesse vocacional.
Serviço: As escolas interessadas em participar do projeto podem realizar o agendamento no Espaço Juventude através do telefone 3223-2154.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário