1° Fórum da Juventude de Prudente consolida políticas públicas em benefício dos jovens


Presidente Prudente avança na consolidação das políticas públicas da juventude com a idealização do 1° Fórum Municipal da Juventude realizado nesta sexta-feira (22/06) das 8h às 17h no auditório do Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe). O evento organizado pela Prefeitura através da Assessoria Municipal de Juventude recebeu cerca de 250 jovens com idade entre 15 e 29 anos, representantes das secretarias municipais e entidades como Fundação Mirim; Casa do Pequeno Trabalhador: Jovens Aprendizes; CIEE: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e escolas que contam com Grêmio Estudantil. De acordo com o assessor da Juventude, Juliano Borges, o Fórum da Juventude que leva como tema: ‘Defender conquistas e propor avanços!’, tem como objetivo propor o diálogo com a juventude, colher propostas e direcionar as demandas recebidas dentro do poder público e da sociedade civil.

A abertura do Fórum Municipal da Juventude contou com a presença de autoridades e convidados. Na oportunidade, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e o vice-prefeito Marcos Vinha (PT) ressaltaram que a criação da Assessoria Municipal da Juventude foi uma das principais metas da gestão. O prefeito Tupã acrescentou ainda que “o objetivo da gestão sempre foi de despertar o jovem para ter uma participação efetiva na vida política e administrativa da cidade. Os resultados alcançados tem sido surpreendentes com resultados que beneficiam a juventude do município”, revelou prefeito. Ele adiantou ainda que o próximo passo é a criação da Coordenadoria da Juventude e futuramente a Secretaria Municipal da Juventude. “Já existe a marca da juventude no nosso governo”, pontuou.

Na oportunidade, o palestrante coordenador-chefe de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, observou que “Prudente tem sido referência nas ações de políticas públicas da juventude desenvolvidas pelo governo municipal com o objetivo de dialogar com os jovens e que tem a necessidade de executar políticas públicas para os jovens, e dizer seus anseios e o que pensam”. “É um processo que está sendo iniciado de forma coletiva e que deverá desenvolver e ganhar cada vez mais força para beneficiar os jovens”, ressaltou.

Conforme o assessor da Juventude, Juliano Borges, o fórum deve consolidar as ações e políticas públicas da juventude. “Queremos colher propostas e fortalecer a atuação do jovem na sociedade, para que eles possam conhecer e compreender a importância dos setores públicos e da sociedade civil, com isso poder interagir e transformar sua vida com novas oportunidades”, resume o assessor da juventude. Segundo ele, o primeiro passo já foi dado com a primeira Conferência da Juventude realizada no ano passado com a presença de 600 jovens. O assessor enfatiza que a criação da Assessoria da Juventude pela atual administração foi um marco na história de Prudente, já que nunca houve nenhum setor especifico para cuidar das políticas públicas da juventude.

“O fórum deve trazer novas propostas e novas ações, a participação maciça dos jovens demonstra que ele está acompanhando este processo de transformação da política pública da juventude em Prudente”, resume o assessor. “A atual administração respeita, valoriza e mantém diálogo com a juventude”, enfatiza o assessor. A exemplo disso, a Prefeitura de Prudente desenvolve diversas ações que contemplam o jovem, como a instalação de espaços próprios para sediar as atividades esportivas e culturais, com a implantação das praças da juventude, do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e da Cohab e em breve na zona leste. “São mais de R$ 7 milhões de investimentos nesta área, somadas a outras como a doação de terreno para a Fatec, ultrapassam R$ 10 milhões”, pontua o assessor.

O fórum conta com duas palestras no período da manhã, para discutir os assuntos “O que são Políticas Públicas da Juventude” e “O papel da Sociedade Civil e do Poder Público na condução das Políticas Públicas da Juventude”. O encontro continua no período da tarde com realização dos cinco grupos de trabalho que contarão com a participação dos jovens presentes, que devem apresentar propostas e sugestões para consolidar as políticas públicas da juventude.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário