Assessoria da Juventude comemora êxito em ações e almeja novo projeto para 2012

“Classificaria 2011 como o ano da juventude em Presidente Prudente. Alcançamos vários avanços em relação a políticas públicas voltadas aos jovens”. É com essas palavras que o assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, define o primeiro ano de ações e projetos da Assessoria voltada ao público juvenil. Com realizações em conjunto com várias secretarias municipais, o órgão contou ainda com as parcerias do Terra Parque, Rotary Club, além da Empresa Júnior GeoAmbiental, que cooperou no projeto ‘Trilha Ecológica’, entre. Conforme Borges, em 2012 a intenção é aumentar o cronograma de ações do órgão criado pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e que tem o intuito de ser o elo entre o Executivo e a Juventude. “Com base neste contexto, buscamos ouvir os jovens e a partir daí criar todos os projetos. Não criamos projetos sem finalidade. Criamos com base naquilo que os jovens nos apresentam”, pontua.

Borges acredita que a entrega das praças da Juventude Francisco Vinha, no Ana Jacinta, e da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, na Cohab, foram avanços significativos para o público juvenil. Entre os destaques de 2011, ele pontua o prêmio concedido aos jovens aprendizes prudentinos, em São Paulo, e a formação de mais 190 alunos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). “Tudo isso se soma ao trabalho da Assessoria, que tem uma ação intersetorial, que envolve todas as secretarias municipais. Só alcançamos esses resultados graças aos apoios de todos os secretários e secretárias sob a liderança do prefeito Tupã”, salienta.

Além desses, o assessor cita ainda o ProJovem Adolescente e o Ação Jovem, programas mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), pela qual responde a secretária Regina Helena Penati. “No ProJovem Urbano temos momentos diferenciados, onde podemos ouvir histórias de pessoas que estavam desmotivadas e puderam através deste programa ter uma nova oportunidade de vida. Os outros dois programas da SAS, ajudam a juventude com algum recurso e/ou benefício, e em contrapartida os jovens têm que prestar alguma atividade ou se qualificar em algo”, aponta.

Outros projetos que também caíram no gosto do público e foram elogiados pelos participantes foram o ‘Grafite Legal’, ‘E agora José? Orientação Vocacional’ e ‘Transformação no trânsito’. “No ‘Grafite Legal’ alcançamos o nosso objetivo, no sentido de qualificarmos os jovens nesta arte e diminuir a pichação nos espaços públicos do município. O ‘Transformação no trânsito’, projeto em conjunto com a Semav [Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública], CFC [Centro de Formação de Condutores] e autoescolas de Prudente, é uma ação que nos enche de orgulho, em função de estarmos formando motoristas e pedestres mais conscientes”, explica.

Por fim, Borges ressalta o projeto ‘E agora José? Orientação Vocacional’, e revela uma nova empreitada para 2012. “Nesta ação buscamos trabalhar com os jovens do ensino médio, dando a eles uma orientação de profissão. Enfim. Realizamos diversos projetos com êxito. Recentemente tivemos um parecer técnico sobre uma nova empreitada que será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico [Sedepp], onde ao longo do próximo ano contemplaremos os jovens do campo”, encerra.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário