Alunos do Tannel Abbud participam da 1ª edição do projeto Trilha Juventude Ecológica

Trilha Juventude Ecológica é um sucesso
Teve início na manhã desta quarta-feira (26/10) o projeto “Trilha Juventude Ecológica”, realizado no Terra Parque. A primeira edição contemplou cerca de 30 alunos da Escola Estadual Comendador Tannel Abbud. O projeto, de iniciativa da Assessoria Municipal de Juventude em parceria com o Terra Parque e a empresa Jr. GeoAmbiental, tem como objetivo trabalhar a questão ambiental entre os jovens. “A intenção é despertar nos alunos a reflexão sobre a importância do meio ambiente”, explica o assessor da Juventude, Juliano Borges.

O passeio foi um prêmio de incentivo aos alunos da unidade. Isso porque, foi uma forma da unidade premiar os estudantes que se esforçaram para melhorar as notas no segundo semestre, em relação ao primeiro. Também participaram da trilha os integrantes do grêmio Estudantil. De acordo com a professora que acompanhou a turma, Regiane Cavalcante da Silva Caldeira, o projeto contribui para despertar a conscientização ambiental nos alunos. “A atividade externa faz com que eles vivenciem o que aprendem em sala de aula, e coloquem em prática os ensinamentos”, pontua.

Na oportunidade, acadêmicos da Faculdade de Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que integram a empresa Jr. GeoAmbiental, explicaram para os estudantes a importância da mata ciliar, e do córrego para preservação do verde. Em seguida, caminharam por cerca de uma hora pela trilha. Para a integrante do grêmio, a aluna Camila Carnelos Pieretti, 14 anos, a trilha é uma oportunidade de aprender melhor sobre o tema. “Aprendemos o porque existe a trilha, e a importância da preservação. O mais interessante é que os jovens aprendem se divertindo”, enfatiza.

Conforme o assessor da Juventude, o passeio foi muito produtivo e atingiu as metas propostas, que é educar para o meio ambiente. “Essa foi à primeira experiência, e tivemos a adesão dos jovens que gostaram do projeto e se divertiram. Agora vamos agendar outra turma para o mês de novembro”, revelou. Ele acrescenta que o projeto deve resultar principalmente em ações que visam à valorização e preservação da natureza.

A Assessoria da Juventude é responsável pelo agendamento, transporte dos alunos, além de fornecer lanche após o passeio. O Terra Parque disponibiliza de forma gratuita a utilização da trilha ecológica. Já a GeoAmbiental é responsável por ministrar as aulas de educação ambiental. Sendo que em cada trilha serão disponibilizados cinco voluntários que atuam na empresa para conduzir os jovens durante o percurso.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário