“Nesta sexta-feira [19/8] consolida em Presidente Prudente as políticas públicas da juventude. E isso não ocorre porque a administração municipal determinou, e sim porque vocês jovens estão aqui presentes expondo seus anseios e participando deste avanço no município”, disse o assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, durante a abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude e do 2º Seminário do projeto ‘Saúde e Prevenção nas Escolas: Atitude Pra Curtir a Vida’. O evento, que ocorre no Salão Nobre da Toledo, começou às 8h30 e prossegue até às 17h com a participação de estudantes de Escolas Estaduais e assistidos pelas entidades Fundação Mirim, Casa do Pequeno Trabalhador e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Ao todo, 580 jovens participam. Porém, em razão do Salão Nobre acomodar até 360 pessoas, os outros jovens assistem as palestras transmitidas ao vivo no auditório Cupertino da Toledo.
A mesa de honra contou com a participação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), do vice-prefeito Marcos Vinha (PT), do deputado estadual Ed Thomas (PSB), do assessor da Juventude, Juliano Borges, e da educadora de Saúde Pública, Selma Alves de Freitas Martins. “A semente está sendo plantada. Queremos que vocês jovens participem efetivamente opinando para o avanço das políticas no município”, disse o prefeito Tupã. Na ocasião, ele ainda falou das dificuldades para a implantação de uma assessoria voltada a Juventude. “Desde que assumimos o governo já tínhamos a preocupação com vocês. E para tratar dessa questão decidimos por esse departamento. Num curto período essa proposta deu tão certo que acredito que em breve essa Assessoria se tornará uma Coordenadoria, e logo uma Secretaria”, pontuou.
A secretária municipal de Assistência Social, Regina Penatti, ressalta que a conferência é extremamente importante porque traz a participação do jovem na perspectiva que ele já precisa iniciar nas políticas do município e do Estado. “É o protagonismo juvenil que buscamos, onde eles lutam pelos seus ideais e expõem suas necessidade. Hoje aqui temos estudantes, jovens que conquistaram o primeiro emprego, entre outros. E ouvi-los agora fará toda a diferença na sociedade”, comenta.
Com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, a conferência municipal trabalha cinco eixos, sendo eles: Direito ao Desenvolvimento Integral, que irá discutir educação, trabalho, cultura e comunicação; Direito ao Território, que abordará cidade, juventude rural, transporte público e meio ambiente.Outros dois eixos abordam os seguintes temas: Direito a Experimentação e Qualidade de Vida, com evidência em saúde, esporte e tempo livre; Direito a Diversidade e Vida Segura, que trata sobre segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a Participação, que visa criar canais e diálogo de intervenção dos jovens em decisões econômicas, políticas e sociais no município no que se refere aos jovens.
Simultaneamente à 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, também ocorre o 2º Seminário do projeto ‘Saúde e Prevenção nas Escolas: Atitude Pra Curtir a Vida’. A iniciativa, coordenada pelo Grupo Gestor Municipal (GGM) – liderado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através da educadora de Saúde Pública Selma Alves de Freitas Martins, e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”. A educadora de Saúde Pública explica que o principal objetivo é fortalecer os jovens frente às vulnerabilidades inseridas no contexto atual, bem como potencializar profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, além de Organizações Não-Governamentais (ONGs).
Para tratar sobre o tema os jovens participarão de duas palestras: a primeira, logo após a abertura, foi ministrada pela professora doutora da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Saúde de São Paulo, Marisa Fefferman. A palestrante falou sobre a realidade do adolescente frente às vulnerabilidades de hoje, de acordo com pesquisas já realizadas por ela. Já o promotor da Vara da Infância e Juventude, Luiz Antônio Miguel Ferreira, tratou sobre o tema referente à efetivação de direitos de adolescentes e jovens.
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário