Quem passou pelo Calçadão da Maffei na tarde desta quarta-feira (04/05) presenciou um projeto inédito em Presidente Prudente. É que cerca de 20 alunos do curso de Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), promoveram a campanha ‘Abraço Amigo’, um movimento social onde os participantes ofereceram abraços grátis para estranhos que circulavam pelo local. O projeto conta ainda com a parceria da prefeitura através da Assessoria Municipal da Juventude e do Comitê Prudente na Mobilização Social pela Educação.
De acordo com a professora do Senac, Márcia do Rosário Martins Oliveira, o trabalho realizado pelos alunos faz parte do módulo ‘Atitude Empreendedora’, onde os estudantes realizam um plano de ação social que visa despertar o voluntariado. “Eles escolheram o centro da cidade porque é o local de maior fluxo de pessoas na correria do dia a dia, onde pode ser visto o estresse. E o abraço tem muitos significados, algumas pessoas nem sabem o que é essa demonstração de afeto”, comenta.
A coordenadora da turma, Fabiana Neme Nogueira Ramos, explica que o projeto foi inspirado no Free Hugs Campaign, na tradução ‘Campanha dos Abraços Grátis’. “O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam queridas. Muitas não recebem um abraço faz muito tempo. Aqui podemos ver como existe carência desse gesto simples, percebemos isso no olhar de quem recebe o abraço”, destaca. Ela ressalta que esse projeto é inovador no curso. “O diferencial dessa ação é que oferece um dia agradável para quem recebe a demonstração de carinho”, aponta.
Para a faxineira, Maria Luiza de Oliveira, que recebeu abraços dos estudantes, essa iniciativa mostra que ainda existem pessoas preocupadas com o próximo. “Representa humanidade, até me assustei com o ato, pois não estou acostumada com isso na rua”, relata. Segundo a aposentada Valmira Darifa Lourenção, o abraço é uma demonstração de carinho que todos deveriam praticar. “Estamos na semana do Dia das Mães, penso que todos os filhos devem demonstrar esse afeto todos os dia com a família. A vida é tão curta, não devemos deixar para amanhã”, diz.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário