Prefeitura promove segunda etapa do projeto ‘Grafite Legal’ nesta quinta-feira (05/05)

Nesta quinta-feira (05/05), 24 jovens do projeto Grafite Legal, se reuniram pela segunda vez no Centro Cultural Matarazzo. A ação faz parte das políticas da juventude implementadas pela administração municipal, que tem como objetivo oferecer oportunidade aos interessados em aprender a arte do grafite, já que o problema da pichação afeta muitos pontos da cidade. De acordo com o produtor cultural Leonardo Ferreira, que por enquanto está ministrando a oficina, apenas no ano passado, a prefeitura investiu cerca de R$ 700 mil em pintura nas praças públicas, devido ao vandalismo. “Acredito que com este incentivo vamos mudar essa história. Podemos gastar bem menos nesses cursos e ainda proporcionar conhecimento para esses jovens”, comenta.

Segundo o assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, por enquanto está sendo avaliado o perfil de cada jovem, para que as oficinas possam ser montadas conforme a necessidade deles. O produtor cultural explica que nesta primeira etapa é realizado o trabalho técnico, de observação sobre o olhar que os alunos têm a respeito do grafite. Nesta aula, foi exibido um filme aos jovens sobre esta arte. “O objetivo é que eles entendam a proposta de decorar espaços públicos com a grafitagem, mostrando as possibilidades que esse trabalho oferece”, relata. Ele ainda ressalta que a ideia é promover uma formação de agentes culturais dentro dos bairros que eles residem, para que disseminem essa prática, e não permitam mais que ocorra a pichação.

Durante a oficina, os jovens aprendem o significado do grafite, como foi criado, a sua finalidade, e como disseminou pelo mundo. “É uma forma de decoração cultural”, reforça. Todos os materiais utilizados pelos alunos são disponibilizados pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que é um dos parceiros da ação. As Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura e Turismo, além da Assessoria da Juventude, também são parceiros do projeto.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

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