Projeto de orientação vocacional garante demanda e pode se estender ao período noturno

A terceira ação do projeto ‘E Agora José? Orientação Vocacional e Profissional já tem data certa para ocorrer. Será no próximo dia 10 de maio, no campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e espera contemplar até 90 estudantes que frequentam o ensino médio na Escola Estadual Profª Maria Luiza Bastos. A informação é do assessor municipal de Juventude, Juliano Borges, que acrescenta ainda a pretensão de programar uma semana de atividades no período noturno para que o projeto de orientação vocacional contemple também alunos que estudam a noite. “Para que isso possa efetivamente acontecer, é preciso que haja disponibilidade e mais orientadores do curso de Psicologia da Unoeste, que são nossos parceiros nas ações. Estamos estudando se essa semana programada será realizada ainda no primeiro semestre, ou ficará para o segundo. Independente disso é importante ressaltar que o projeto continua sendo realizado normalmente nas datas pré-agendadas”, adianta.

A ideia, completa ele, é ampliá-lo de forma efetiva para o período noturno já a partir do próximo ano. “O pessoal tem gostado bastante, só que para isso realmente acontecer a gente precisa ter demanda. Nossa meta para este ano é trabalhar para que a ação alcance os resultados esperados”, diz. Até o fim de 2010, o E Agora José? deve contemplar mais de 2 mil alunos do ensino médio.

Além da parceria com a Unoeste, o projeto tem apoio também da Secretaria Municipal de Assistência Social, pasta pela qual responde a secretária Regina Helena Penati Cardoso Ferreira. Na manhã desta terça-feira (26/04), foi desenvolvida a segunda ação que contemplou 50 estudantes da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, de acordo com Borges. Na edição de estreia, foram contemplados 100 jovens da Escola Estadual Florivaldo Leal. Em ambas as situações, os 150 estudantes participaram de workshops de orientação e informação profissional, atividades coletivas com dinâmicas, palestras, filmes, além de um questionário de interesse vocacional.

Borges enfatiza que o projeto consiste em esclarecer e direcionar os estudantes do ensino médio, que geralmente estão cheios de dúvidas em relação à escolha da profissão. “O trabalho é desenvolvido para ajudá-los a identificar suas aptidões e habilidades profissionais, através do teste vocacional”, encerra.

Serviço – Para as escolas que queiram participar do projeto, basta entrar em contato com o Espaço Juventude através do telefone 3223-2154.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário