Prefeitura ouve a opinião jovem para elaborar plano de políticas para a juventude


Em reunião histórica com as presenças de todos os gestores públicos da administração municipal, grupos de diferentes organizações juvenis expõem suas idéias sobre programas que devem constar do plano de políticas públicas em implantação por iniciativa do prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (PTB). Para dar suporte as ações são realizados dois mega investimentos que são as Praças da Juventude e da Longevidade nos conjuntos habitacionais de Cohab e do Ana Jacinta, num montante de R$ 4 milhões de recursos originários do governo federal.

A praça da Cohab deve ficar pronta dentro de quatro meses, caso não chova em excesso. O cronograma para o Ana Jacinta é de seis meses. Já a partir da primeira inauguração, a proposta do prefeito Tupã é de que os programas estejam definidas, ´´mas que resultem do que pretendem os jovens moradores de bairros``. Os jovens pregam o fim à ociosidade que toma conta da vida de muitos deles, a partir de ações nas mais diferentes áreas como as da educação, cultura e esportes.

´´Sugerimos um programa que nos proporcione conhecer uma faculdade, saber como funciona``, disse o presidente do grupo Os Contrários, Michel Alan da Silva Nascimento. ´´Solicitamos atividades culturais nos bairros. Sobre o esporte, queremos utilizar as várias quadras cobertas, feitas pelo prefeito Tupã, para realizar torneios locais em diferentes modalidades, sendo que os campeões disputarão o inter-bairros``, pontuou o presidente fundador de Os Contrários, Wellington de Souza Neves.

O diretor do mesmo grupo responsável pela articulação da reunião, André da Silva Beraldo, solicitou que no segmento do meio ambiente seja confiado aos jovens o plantio de árvores e a orientação nas escolas e nas comunidades de bairro. Foi a fala mais aplaudida do encontro. A presidente do Grêmio da Escola Marrey Júnior, Suelen Vieira Santos, reivindicou apoio aos grêmios. O coordenador do Movimento Unidos Pelo Jovem, Lucas de Almeida, pediu a formulação do Conselho Municipal da Juventude.

O prefeito Tupã conclamou aos secretários municipais que façam das políticas para a juventude um compromisso humanístico. A pretensão é alcançar os cerca de 55 mil jovens de Prudente com as mais diferentes ações de caráter sócio-educativo, além da promoção da inclusão digital, inclusive com o atendimento ao pedido de que sejam instalados vários postos de acesso gratuito à internet nos bairros. O trabalho em prol da juventude tem na coordenação Juliano Borges.

´´Nunca na história de Prudente o prefeito da cidade e todos os secretários se reuniram para ouvir as pretensões de jovens moradores de bairros``, esta foi a frase repetida por algumas vezes pelos jovens que se pronunciaram publicamente e que agradeceram a iniciativa do prefeito Tupã. Num determinado momento da reunião, houve desencontro de opiniões entre os jovens, mas ao final prevaleceu a proposta de que estejam unidos em busca de suas pretensões.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Foto: Olímpio Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário