Parque do Povo ganha novo espaço para atender demandas do público jovem prudentino


Protagonismo. Desenvolvimento. Atitude. Estas três palavras estão entre as diversas que compõe o trabalho de grafitagem realizado pelo produtor cultural Leonardo Ferreira e que chamam a atenção na sede do Espaço Juventude, inaugurado na manhã deste sábado (26/03), no Parque do Povo, pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB). Expressões que traduzem a missão do novo local reivindicado há mais de 10 anos e que tem como principal objetivo dar voz aos jovens prudentinos por meio de políticas públicas voltadas ao seu universo. Além do prefeito, o vice Marcos Vinha (PT), representantes de universidades, instituições e grupos voltados ao público jovem, secretários municipais e população, também participaram da solenidade. Na ocasião, o chefe do Executivo enfatizou que com mais essa ferramenta o jovem passa a ter livre arbítrio para expor suas demandas.

“Muitas vezes o Executivo quer definir políticas públicas nesse sentido do seu próprio jeito. Eu penso o contrário. Acho que o governo, ainda que tenha limitações no seu orçamento, tem que dar voz aos jovens, até mesmo para que eles possam expor suas ideias e vontades, de modo que as políticas públicas sejam desenvolvidas de acordo com o que querem”, adiantou. O prefeito acredita que nos últimos anos o jovem prudentino tem conquistado cada vez mais seu espaço na sociedade. “Temos várias pessoas inteligentes, com novas ideias e princípios. E diante disso o que cabe ao poder público? Cabe ouvi-los”, disse Tupã.

O auxiliar técnico para assuntos relacionados à Juventude, Juliano Borges, se emocionou ao lembrar que a concretização do Espaço Juventude foi possibilitada após uma batalha travada há mais de uma década. “Esse espaço representa uma grande conquista, porque a partir de agora eles [jovens] poderão participar, opinar, dialogar face a face com o Executivo municipal. A partir de agora os assuntos do universo juvenil vai ser o point da juventude prudentina no sentido de ações”, frisou, elogiando a administração municipal ao investir no jovem de hoje. “Muitos falam da boca para fora que o jovem será o futuro de amanhã. Falar é fácil, qualquer um fala. Mas para que na prática isso ocorra mesmo, é preciso investir no presente do jovem. O prefeito Tupã teve essa visão”, discursou.

De acordo com Borges, a priori a nova sede que fica na esquina da avenida 14 de Setembro com a rua João Gonçalves Foz, disponibilizará 13 projetos sociais. “Nada impede que ao longo do ano outros mais possam vingar e vir a surgir. Nossa intenção é fazer desse local um espaço de política e diálogo no intuito de fomentar as ações dos jovens”, revelou.

E são eles próprios quem comemoram a benfeitoria. É o caso do coordenador da Família Contrários, Michel Alan Silva do Nascimento, de 17 anos. “O Espaço Juventude representa uma oportunidade de crescermos enquanto cidadãos. É muito importante esse passo que estamos dando, porque hoje o jovem é responsável por uma grande maioria em Prudente. Então estão preocupados com o futuro da cidade. Alguns ainda estão na criminalidade, mundo das drogas e do alcoolismo, infelizmente. Então acho que essa preocupação do prefeito Tupã com a gente é pelo futuro da cidade”, opinou.

Morador do Parque São Matheus, o prudentino Felipe Cândido de Alencar, 19 anos, acredita que o local trará inúmeros benefícios para cidade. Ele explica o porquê. “É realmente um instrumento de política pública que vai ajudar a minimizar, por exemplo, ações de revolta por parte de alguns jovens que optam pela pichação em prédios públicos para poder se expressar. Se depender da gente [Família Contrários] a cidade só terá a arte da grafitagem”, encerra.

Fonte: Secretaria de Comunicação
Foto: Olímpio Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário