No encontro sobre as ações relacionadas à juventude, também marcou presença o vereador Clóvis Lima (PR) que acompanhou a reunião. De acordo com o presidente da associação de moradores do jardim Maracanã, Wellington de Souza, a ideia é ampliar projetos já existentes e formular outros na cidade. Um assunto bastante discutido durante o encontro foi à prática da pichação em Prudente. Conforme Souza, a prioridade no momento é fechar parcerias com a Prefeitura para ampliar o projeto de grafitagem, que já é realizado no Centro Cultural Matarazzo, além expandi-lo para os bairros. “Queremos oferecer um curso para as pessoas que praticam essa arte de maneira errada. O próximo passo seria ceder espaços próprios para que elas possam praticar o que gostam, tenho certeza que diminuiria muito esse problema na sociedade, além de valorizar a arte”, destaca.
O diretor do grupo de jovens ‘Família Contrários’, André da Silva Beraldo, também destacou a importância do apoio do poder público para amenizar a prática da pichação. “Eu confesso que já fiz pichações na cidade, estou aqui representando um grupo adepto dessa prática. O que precisamos é de espaço para podermos expressar nossos sentimentos, porque isso é o que procuramos o apoio do prefeito”, revela.
Conforme o presidente da associação de moradores, outra intenção é realizar projetos sociais nas quadras poliesportivas que estão sendo cobertas pela administração municipal. “A intenção é organizar torneios esportivos com jovens de 13 a 29 anos de idade, de vários bairros, seria o ‘interbairros’. Além do futsal, também queremos promover outras modalidades, como vôlei e basquete”, explica.
Durante a conversa, o prefeito agradeceu a presença dos jovens, e contou do sonho que tinha quando adolescente, de ser jogador de futebol. “Eu não tinha ideia que um dia eu seria prefeito. Todos nós temos que sonhar e ter ambição no sentido que faça a gente crescer na vida, conquistar algo. Em dois anos como prefeito, esta é a primeira vez que recebo um grupo de jovens com este objetivo, fiquei muito feliz com a atitude de vocês”, destacou. Na ocasião, Tupã também explicou sobre o intuito da coordenadoria da Juventude, que será implantada na cidade, sob o comando do auxiliar técnico de gabinete para esses assuntos, Juliano Borges.
O chefe do executivo reforçou para os jovens sobre os espaços construídos para atender a população, um deles é o Centro da Juventude e Longevidade na Cohab, que está em andamento. “Não adianta nada nós investirmos mais de R$ 2 milhões no local e não saber o que fazer no espaço. Então, essa conversa é muito importante para o poder público, desta forma podemos conhecer quais as vontades dos jovens, mesmo antes da obra ser concluída, já ter projetos que ocupem o espaço”, relata.
O prefeito ainda destacou que não é possível atender todos os pedidos que chegam até a Prefeitura, mas é interessante que antes de investir em obras, a administração tenha conhecimento do interesse dos jovens. “Estamos concluindo a nova pista de Skate no Parque do Povo. A iniciativa foi possível porque ouvimos o pedido dos adeptos a esta modalidade, daí a importância dessas conversas”, revela.
Para finalizar, o prefeito Tupã solicitou os representantes que eles transformem as ideias em projetos, para que possam ser analisados. Neste intuito, Tupã agendou uma reunião já nesta quinta-feira (10/02), no mesmo local, com o auxiliar técnico de gabinete para assuntos voltado à juventude. Já para a próxima semana, também na quinta-feira (17/02), o chefe do executivo marcou um encontro no Centro Cultural Matarazzo, às 15h, com os representantes dos grupos de jovens, e a participação de todos os secretários municipais, além do auxiliar técnico, Juliano Borges.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Foto: Olímpio Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário